terça-feira, 6 de abril de 2010

Apreciação musical e educação dos ouvidos

O Gospel

                   O gospel é a mãe de toda a música negra americana- Jazz, Blues, Funk, Soul, Rhythm and Blues, Rap - e influencia decissiva no Rock e até no Country. Das igrejas do sul dos Estados Unidos o gospel se espalhou por todo o país e nunca mais parou de crescer e de se transformar, gerando novas formas musicais populares e conquistando sempre mais audiência entre gente de todas as classes e gerações, de todoas as religiões - tocadas pela emoção da fé, pela alegria de cantar e celebrar. Gente que gosta de gospel e faz dele expressão de espiritualidade em uma de suas mais fundamentais e refinadas formas - a alegria de estar vivo. E cantando.
                    Pelas igrejas seus coros passaram - e continuam pasasndo - os maioes e melhores intérpretes afro-americanos dos mais diverssos estilos e gerações. O gospel se mitura ao Funk, ao , Soul, ao Rock, ao Rap,ao Dance se renova e se reinventa no inuverso pop, se afirma e e confirma como a melhor escola de canto popular americano.
                   A Nount Moriah, no Harlem, é uma igraja pequena e modesta, cria de gente calorosa e simpatica e de uma riqueza musical que provoca intensa emoção mesmo entre os mais experimentados profissionais musicais, mesmo entre os mais convictos ateus.

                                                          Professor Daniel Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário